quinta-feira, 4 de outubro de 2012

JOSÉ PASTOR DUARTE SILVA - Poema


José António Pastor Duarte Silva (1954-1993) nasceu em Nampula (Moçambique). Foi professor, ativista cultural, encenador de teatro, poeta e contista. Si Silva e Broeiro Duarte São Pedro foram pseudônimos de José Pastor. A sua obra permanece inédita em livro.

POEMA

Nessa madrugada acordei

com o meu peito em flor.

O meu lençol branco

onde ontem me acostei,

estava esverdeado de árvore

e de amor.

 
Gradeados por raízes
meus lábios febris e ardentes
beijaram o nevoeiro

e meus olhos feirais e quentes
saíram do viveiro do meu rosto

e na alvorada um olhar ficou posto.


Voltei ao quarto e a ti.
Escorreguei nos flancos

das colinas do teu corpo
porque chovias suor abundante.

A noite caiu por sobre a tua ausência.

Fiquei só, com o meu lençol branco,
Com tudo aquilo que sou

E mais o pranto!

In: Antologia da Nova Poesia Moçambicana.

7 comentários:

Unknown 16 de janeiro de 2015 às 02:22  

GOSTEI MUITO DO POEMA. UMA LINGUAGEM BELA, SENSUAL, PROFUNDA.

Anônimo 21 de março de 2017 às 05:04  

Tem razão desse poema ser o mais acessado! É belíssimo! Ótima escolha Miguel!

Anônimo 21 de março de 2017 às 16:20  

Como sempre boa escolha. É belíssimo.

Lúcia 21 de março de 2017 às 16:58  

Lindo poema. Merecedor de ser o mais acessado no site. Amei

Unknown 21 de março de 2017 às 17:37  

Lindo poema, poesia revigora.

Anônimo 2 de novembro de 2019 às 14:49  

Comovente! Confluência de amor, beleza, sensualidade e dor!

Nuno oliveira 24 de novembro de 2020 às 01:00  

Jose Duarte Silva é meu tio morreu muito jovem aos 39 anos em Moçambique conheço muito pouco sobre os seus poemas ou livros saudades

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP